Como Conseguir Parcerias - Parte II

By Jessica Laila - maio 05, 2016



Olá meus amores, tudo certo por aí? Espero que sim. Faz algum tempo que escrevi um post acredito que bem básico e completo pra quem quer conseguir parcerias, se você ainda não leu pode ler ele aqui. Hoje o post segue essa mesma linha e vou dar mais algumas dicas pra você finalmente conseguir sua tão sonhada parceria.

Muitas blogueiras sonham com o dia em que vão fazer um vídeo ou um post sobre seus recebidos não é mesmo? Recentemente o Noite de Outono conquistou parcerias com diversas editoras e até mesmo uma lojinha e isso me deixou muito feliz. Por isso nada melhor que passar todo meu conhecimento (que não é muito) adiante não é mesmo? Vamos lá:

ENTRE EM CONTATO

A primeira dica que eu dou é, meta a cara, isso mesmo. É como diz aquele ditado “quem não arrisca, não petisca” e é bem por aí, é legal quando a empresa entra em contato com você? Sim. Mas não fique esperando tudo cair nas suas mãos fácil assim. Envie e-mails para as empresas, entre mesmo em contato.

QUANDO É O MOMENTO CERTO DE IR ATRÁS DE PARCERIAS

Não existe um “momento certo” para se entrar em contato com empresas, o que existe é um bom senso. Você precisa avaliar se o seu blog tem algo a oferecer pra essa empresa, se os seus números são tentadores e vantajoso, não precisa necessariamente ser um número exorbitante mas seu blog precisa ter algo a oferecer as empresas.
VISITE BLOGS DO TAMANHO DO SEU

Uma dica bacana é conhecer blogs mais ou menos do tamanho do seu blog e ver se ele possui parcerias, as empresas que fecham parcerias com blogs parecidos com o seu e entrar em contato com essas empresas também.


VOCÊ VAI RECEBER NÃO

Não sejamos ingênuos de achar que todas as empresas vão falar sim logo de primeira (pode acontecer, mas é mais raro). Eu mesma perdi a conta do tanto de NÃO que eu já recebi, mas o importante é não desistir e continuar tentando até conseguir, tem empresas que nem respondem o seu e-mail, mas é como diz aquele ditado “Quem acredita sempre alcança” (hoje eu tô trabalhada nas frases de efeito).

NÃO SEJA CHATA

Se você recebeu um não de uma empresa é porque os números que seu blog apresenta atualmente não estão agradando aquela empresa, não adianta mandar um novo e-mail para a empresa a cada novo seguidor ou nova visualização do seu blog. Aguarde até que seu blog cresça o suficiente para agradar aquela empresa.


NÃO FAÇA A LOKA DOS EMAIL

Miga, não força a amizade mandando e-mail pra TODA empresa que você vê por aí, se seu blog é literário do que vai te servir uma parceria com uma loja de ferramentas? Sério, parcerias não são só uns banners bonitinhos que você coloca no seu blog e começa a receber coisas de graça na sua casa não. Parceria é responsabilidade, você precisa fazer um post bonito e bem feito apresentando a empresa, se ganhou produtos pra resenha você precisa fazer uma resenha bem feita e sincera sobre aquele produto. Enfim, parcerias são acordos entre duas partes, e as duas partes devem sair ganhando desse acordo.

COMO DEVE SER ESSE EMAIL?

Essa com certeza é a pergunta campeã, todo mundo quer saber como escrever um e-mail solicitando parcerias a uma empresa. Bom primeiramente vamos supor que a MARIA quer fazer uma parceria com uma editora x, o e-mail da Maria seria mais ou menos isso:

Olá, me chamo Maria, moro na cidade x, sou dona/ escrevo no blog x. Em meu blog abordo os seguintes assuntos: (literatura, TV e séries, etc). Atualmente o blog conta com x seguidores, além de x no Instagram, x no canal do Youtube e x na Fanpage. O blog ainda conta com uma média de x visualizações diárias. Poderíamos conversar melhor sobre minha proposta?
Aguardo contato,
Grata,
Maria.

Obviamente esse e-mail pode/deve ser completamente modificado e preenchido de acordo com a realidade do seu blog.

COMO FUNCIONAM AS PARCERIAS COM BLOGUEIRAS INICIANTES?

Geralmente as empresas fecham parcerias com blogs menores através de permutas, ou seja, a empresa manda um de seus produtos pra que você possa resenhar e/ou sortear no seu blog. Dessa forma as duas partes tem benefícios, a empresa recebe divulgação e a blogueira recebe produtos que serão conteúdo de publicação.

Para as empresas ainda não é vantajoso um pagamento por um publipost por exemplo, pois o público ainda está se desenvolvendo. Para começar a cobrar por uma postagem seu blog precisa ter pelo menos mais que 500 acessos diários.

TÁ, MAS EU QUERO SABER QUANTO COBRAR POR UM POST

Isso é bem simples, aqui nessa calculadora do Sernaiotto você consegue calcular quanto vale um post seu com base nos números do seu blog. No caso do Noite de Outono que ainda é um bebe blog, meu publipost vale R$60,00, obviamente eu poderia aumentar esse valor ou diminuir também se fosse o caso.


COMO NÃO PEDIR PARCERIA

Miga, já falei aqui, não força amizade. Por todos os deuses NUNCA faça as coisas que vou listar abaixo porque além de diminuir drasticamente suas possibilidades de sucesso (quase anular, se não anular) fica super feio pra você. Além de te manchar, mancha a imagem do teu blog:
- Nunca pedir parceiras por comentários em fotos (Instagram, Facebook) ou comentários no blog da empresa se ela tiver.
-Mandar um e-mail estúpido do tipo: “faz parceria amore?”, “manda suas produtos pra eu testar”.
-Mentir números do seu blog (seguidores,acessos, etc).

Espero que esse post tenha ficado completo e tenha ajudado você. Se você gostou, tem alguma duvida, sugestão ou elogio por favor comente aqui em baixo pra me incentivar a continuar com essa categoria aqui no blog. Não se esqueça de curtir a nossa Fanpage pra ficar por dentro das novidades. Um grande beijo e até mais.

  • Share:

You Might Also Like

26 comentários

  1. Jéss, adorei as dicas. Post mt bem feito. Sucesso!

    diariamentedicas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Amei as dicas Jéss, vou salvar no meu favoritos, o NÃO é inevitável né, nem sempre nosso blog agrada a todas as lojas, assim que tomar coragem vou começar a tentar parcerias :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha curtido Bárbara, pois é os Nãos pelo caminho são inevitáveis, mas faz parte do crescimento. Beijão.

      Excluir
  3. Suas dicas realmente foram ótimas , adorei a postagem !
    um beijo

    https://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. AMEI JÉSS... MUITO VALIDO SUAS DICAS... BJOS

    ResponderExcluir
  5. Muito boas dicas flor ♥
    yeahvouarrasar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Suas dicas foram ótimas, achei legal que você deu dicas diferentes e não foi pelo senso comum.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Natalia, fico feliz que tenha te ajudado <3.

      Excluir
  7. Amei estava pensando nisso agora,ai lê seu post me esclareceu muita coisa. Obrigada minha linda. Desejo muito sucesso flor.
    www.aliadasafeminices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo carinho Dara, fico feliz que tenha te ajudado, Beijão <3.

      Excluir
  8. amei!!! estou pedindo via e-mail e tive alguns retornos, mas ainda vou continuar porque tenho muita esperança! rs
    bjjjj
    www.facebook.com/CoisasdeLets

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí Leticia, perder a esperança jamais. Fico feliz que tenha gostado <3.

      Excluir
  9. Oi, Jéssica! Ótimas dicas. O começo nunca é fácil e o importante é não desistir!
    Parabéns pelo blog e por ajudar outros blogueiros.
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada flor to aprendendo muito com este post .
    http://marcadabeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá lindona!!!
    Estava precisando ler esse post.
    Essa calculadora é a salvação!!! rsrs
    Não sei cobrar nada.
    Amei as dicas, são perfeitas para quem deseja iniciar parcerias.
    Obrigada pela dedicação e tempo de criar esse post.
    beijos.

    www.meumundosecreto.com.br

    ResponderExcluir
  12. Post mais amor da blogosfera!! Tava pensando sobre parcerias ontem mesmo, e foi muito esclarecedor ler isso tudo!!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o Post, e amo seu blog, sempre que entro fico horas de post em post ! Beijos linda !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aaah que amorzinho <3. Fico feliz que você goste daqui <3.

      Excluir