Blogosfera: Como Conseguir Parcerias

By Jessica Laila - dezembro 07, 2015



Vamos falar de parcerias? Todo mundo sonha em conseguir aquela parceria bacana para o blog, mas não sabe como conseguir. Hoje vou dar algumas dicas para você conseguir uma parceria bem bacana, vamos lá.



APARÊNCIA AGRADÁVEL

A primeira dica que dou a vocês é cuidar para que seu blog esteja sempre bem apresentável. Não use cores que causem desconforto ao leitor, como por exemplo: Tudo preto com as letras brancas ou tudo pink com as letras em verde florescente, conteúdo piscando, emoticons brilhantes, entre outros. O ideal é que o seu layout expresse quem você é e o objetivo do blog. Como diz aquele velho ditado “a primeira aparência é a que fica” e é mesmo, a primeira coisa que a empresa vai ver é a aparência do seu blog e se a aparência não agradar eles não vão nem perder tempo com o conteúdo do blog, lembrem-se: A aparência atrai e o conteúdo fideliza.


CONTEÚDO CATIVANTE

O seu blog pode ser o mais bonito do mundo, mas se você não tiver um conteúdo de qualidade dificilmente um leitor vai permanecer ou voltar ao seu blog, muito menos uma possível parceira. Tenha sempre conteúdo relevante, que você domine e goste, escreva de forma agradável. Em resumo, seja a blogueira que você gostaria de ler, peça feedbacks dos seus leitores isso é muito importante.


TRÁFEGO E PÚBLICO

Você precisa ter um número de visualizações e seguidores significativo, precisamos ser sinceros se você tiver 10 seguidores e 50 visualizações diárias seu blog não tem muito a oferecer uma possível parceira e a parceria é um acordo que deve ser vantajoso para ambas as partes, empresa nenhuma manda brindes por caridade para a bloguera. É importante também saber para que público você escreve: adultos, crianças adolescentes, homens, mulheres, etc. para isso você pode fazer enquetes no seu blog para que os seus leitores respondam ou analisar seu Google Analytcs.


ABA: CONTATO

Seu blog é organizado, tem a aparência agradável e conteúdo que atrai leitores, mas você não tem uma aba contato. Você acha que alguém vai propor uma parceria com você pelos comentários de algum post?


O QUE COLOCAR? Na aba contato você deve colocar um e-mail de contato de preferência um que você abra frequentemente. Coloque nessa aba também sua política de parcerias (se você tiver). A política de parcerias nada mais é do que as exigências que você tem para as empresas que se interessarem em procurar seu blog. Coloque aqui também suas redes sociais do blog (twitter, instagram, skoob, Tumblr, entre outras).


PACIÊNCIA

Tenha muita paciência nessa hora porque não é de uma hora para outra que você vai começar a ganhar vários mimos e presentes das parceiras, tudo leva tempo e dedicação.


MÍDIA KIT

Essa é a hora de começar a considerar um mídia kit para o seu blog. No Sernaiotto, você encontra todas as informações necessárias para montar seu próprio mídia kit. Mas se você não tiver um, ainda vale enviar um e-mail para a empresa com informações sobre o seu blog: nicho do seu blog (assuntos que ele aborda), quantidade de seguidores nas redes sociais, visualizações diárias e um pouquinho do porque a empresa deveria te aceitar como parceira, o que você tem a oferecer, porque quer ser parceira da loja, enfim informações sobre suas intenções. É importante que vocês sejam honestos quanto aos números que vão informar.


ANUNCIANTE X PARCEIRO

É muito importante saber a diferença entre parceiro e anunciante. O anunciante é quem paga (R$) pra você fazer um post divulgando ou colocar um banner dele no seu blog, entre outros. Já a parceira normalmente te envia produtos para resenha ou para você fazer sorteios aos seus leitores e até mesmo te oferecem uma porcentagem sobre alguma venda, oferecendo cupons de desconto para os seus leitores. Então tenha em mente o que quer quando for entrar em contato com alguma empresa ou quando alguma te procurar.


Bom pessoal, essas foram algumas dicas, espero ter ajudado, veja também os outros posts com dicas para blogs clicando aqui. Comente aqui o que achou. Não se esqueça de curtir a Fanpage do blog pra não ficar de fora de nenhuma novidade. Um grande beijo e até mais.

  • Share:

You Might Also Like

18 comentários

  1. Nossa adorei as dicas , você escreve muito bem mesmo e o seu blog é bem organizado !
    um beijo
    http://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Luiza, fico feliz que tenha gostado :).
      Um super beijo.

      Excluir
  2. Adorei as dicas, eu já tenho meu blog há 4 anos e já tive algumas parcerias, hoje infelizmente não tempo mais porém quero melhorar ele para chamar a atenção das empresas!
    http://conversadecloset.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Muito boas as dicas. Amei a dica sobre o conteúdo cativante, certissímo o que vc disse, se o conteúdo não for bom o leitor não sentirá vontade de voltar e muito menos uma parceria, vejo tantos blogs por aí com falta de conteúdo que me dá desgosto até em comentar. Também foi ótimo você frizzar sobre a diferença entre parceiro e anunciante. Muito bom o post. Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  4. Adorei as dicas! Parabéns pelo blog! Bjs
    terapiameblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Amor arrasou na suas dicas em <3
    Fiquei chocada haah preciso pegar essas dicas <3
    <3 Beijos <3
    Atrás da Penteadeira

    ResponderExcluir
  6. Jéssica Laila, ótimas dicas. Vou aplica-las com carinho em meu blog. Muito bom quando alguém se disponibiliza a ajudar com experiências. Seguindo seu blog.
    http://atraentemente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jéssica.
    Adorei as dicas, aliás, estava esquecendo-me da aba contato. Como meu blog está no começo, ainda não optei por colocar, mas provavelmente em breve colocarei. Aliás, parabéns pela sua nova parceria com a editora Chiado e sucesso com o blog.

    Com amor,
    Gabriel
    Futuramente Herói

    ResponderExcluir
  8. Nossa amei, meu sonho ter parcerias no blog! Meu blog é voltado para a moda e beleza infantil e por isso deve ser mais difícil conseguir!

    http://pattygirlali.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir